Em breve!
atendimento@abccmf.org.br

19 3749 9700 - Ramal 262

Notícias

Jornada pernambucana reuniu profissionais do Brasil especializados em trauma da face

13/07/2017

Tecnologia 3D na cirurgia craniofacial foi tema de encontro científico no Recife, capital do estado

Alguns dos maiores especialistas brasileiros em ossos da cabeça estiveram em junho, no Recife, para trocar conhecimento e discutir novas técnicas da crânio-maxilo-facial. A II Jornada Craniofacial de Pernambuco apostou em discussões de casos clínicos, palestras e conferências com ensinamentos de Vera Lúcia Cardim (SP), Dov Charles Goldenberg (SP), Renato Freitas (PR), Ricardo Cruz (RJ), Rodrigo Dornelles (SP), Lucas Patrocínio (MG), Nadja Maria (PB) e Alex Torturella (RJ), além dos profissionais do estado.

Promovida pelo Instituto Craniofacial do Recife (Iface) com apoio da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-maxilo-facial (ABCCMF), a Jornada teve o objetivo de resgatar a temática, incentivar o compartilhamento de experiências profissionais e estimular a produção científica. “Montamos uma programação bem diversificada com todas as áreas de atuação presentes, desde tecnologia 3D, rinoplastia, ortognática a fissuras, para reerguer o nome da craniofacial em Pernambuco”, ressaltou o cirurgião crânio-maxilo-facial Marcelo de Freitas Lins, presidente do evento. “Convidamos todos os excelentes profissionais, de cada área tema, para falar do que sabem fazer de melhor. A jornada trouxe, inclusive, pioneiros e fundadores desse tipo cirurgia no país, foi um evento com nível técnico diferenciado”, enfatizou.

Com a programação pautada na abordagem multidisciplinar em consonância com a vanguarda tecnológica, as palestras foram desde fissura lábio-palatal, trauma e reconstrução craniofacial, craniossinostose, passando pela rinoplastia funcional e apneia do sono. Destaque também para as conferências: História dos transplantes de face; Avaliação, planejamento virtual e impressão 3D; A estética da cirurgia ortognática; Microcefalia; e osteotomias dinâmicas nas craniossinostoses.

O encontro foi direcionado para cirurgiões crânio-maxilo-facial; cirurgiões plástico; otorrinolaringologistas; cirurgiões buco-maxilo-facial; cirurgiões de cabeça e pescoço; estudantes e residentes das áreas afins.