Notícias
Ata do Fórum de Debates da ABCCMF, que ocorreu no dia 24/06/2017 no Hotel Golden Tulip em São Paulo
13/07/2017
O presidente da ABCCMF Dr. Cassio Eduardo A. Raposo do Amaral agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do trabalho realizado pelos expresidentes e o apoio recebido pelos membros da diretoria na organização do presente Fórum.
O Fórum se iniciou com a presença do novo contador da ABCCMF Dr. Carlos Adalberto Cortez que também é advogado. O Dr. Carlos mostrou o balanço da ABCCMF o qual está publicado em anexo. A iniciativa do presidente de trazer o escritório cujo proprietário e responsável tem dupla formação (contabilidade e advocacia) foi elogiada pelo membro titular e ex-presidente Dr. Ricardo Lopes da Cruz. Após aprovação de contas, o presidente da ABCCMF discorreu sobre o Congresso conjunto em 2018 que será realizado pela união de esforços de 3 Associações/Sociedades. A ABCCMF, a ABFLP (Associação Brasileira de Fissuras Lábio Palatinas) e LATICFA (Associação Latino Americana de Cirurgia Craniofacial).
O evento será organizado em São Paulo sob a presidência do Dr. Cassio Eduardo A. Raposo do Amaral, que pediu apoio aos membros Associados para a mudança da data do evento que normalmente ocorre no primeiro semestre para o segundo semestre no mês de Setembro. Também enfatizou e agradeceu a fundação Americana The Smile Train pela importância do patrocínio que ira destinar ao evento.
O presidente passou a palavra para a Sra Mariane Goes, Diretora do The Smile Train na América Latina que reforçou o compromisso do patrocínio ao evento. Em seguida, o presidente passou a palavra ao membro titular, ex-presidente da ABCCMF, atual presidente da LATICFA, Dr. Nivaldo Alonso que manifestou todo o apoio e compromisso na organização do evento, bem como apresentou as iniciativas e forma de afiliação da LATICFA. Em seguida, o representante da ABFLP, Dr. Marcelo Vaccari também discorreu sobre as décadas de existência desta Sociedade e o apoio ao evento conjunto em 2018. O membro titular e ex-presidente da ABCCMF levantou a importante questão de divisão de lucros do evento e inicialmente ficou acordado que o eventual lucro líquido será distribuído igualitariamente entre as 3 Associações.
Em seguida, o vice presidente da ABCCMF Dr. Endrigo Bastos discorreu sobre questão da inadimplência dos sócios, mostrando uma evolução positiva ao longo dos últimos 3 anos, bem como algumas medidas da Diretoria para diminuir a inadimplência. Subsequentemente, o Dr. Endrigo discorreu sobre a necessidade do novo convênio entre as especialidades mães responsáveis pela área de atuação e a AMB, oferecendo a ABCCMF a possibilidade de realizar a prova de área de atuação, enfatizando as dificuldades encontradas de conversar com a AMB.
O presidente discorreu sobre as novas diretrizes colocadas pela AMB para codificação das OPMs e a dificuldade da representação da ABCCMF junto a AMB. A questão dos materiais de órtese e próteses junto a AMB também foi extensivamente discutida, como também a necessidade de maior intervenção da diretoria sobre a AMB e os convênios. O Dr. Lucas Patrocínio, membro titular da ABCCMF, se prontificou a coordenar uma comissão chancelada pela ABCCMF (formada por 3 profissionais) para atuar junto a AMB e aos convênios difundindo a área de atuação entre as operadoras de saúde.
O presidente passou para o próximo tópico e solicitou que o Dr. Ricardo Cruz discorresse sobre o curso continuado no Rio de Janeiro que congrega em média 80 pessoas por aula, considerado um sucesso no país. O membro da diretoria Dr. Daniel Mello discorreu sobre o curso em São Paulo e mostrou que o modelo em São Paulo não funciona como no Rio de Janeiro. Após a discussão entre os membros da ABCCMF, aventou-se a possibilidade do modelo atual de aulas de único professor estar fracassado, bem como da necessidade de se re-inventar um novo modelo que possa atrair mais gente (aulas on line, etc). A diretoria ficou de tentar buscar soluções para esta nova empreitada.
Em seguida, o presidente pediu apoio dos membros ao Boletim “Acontece na ABCCMF”. Mencionou que precisa de notícias dos membros associados para fortalecimento do Boletim e da área de atuação. Alguns membros se prontificaram a mandar notícias de eventos e cursos realizados.
O presidente agradeceu a presença de todos e encerrou o Fórum de Debates de 2017, esperando ver todos reunidos em 2018 em São Paulo para o evento que congregará as 3 Associações.
Dr. Cassio A. Eduardo Raposo do Amaral
Presidente da ABCCMF
Leia o arquivo na íntegra clicando aqui