Prova de área de atuação 2014
Edital para Concurso Certificado de Atuação na Área de
Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial 2014
ATENÇÃO: SOMENTE FORMALIZE SUA INSCRIÇÃO SE, DE FATO ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS ESTABELECIDAS PELO EDITAL, POIS A TAXA NÃO SERÁ DEVOLVIDA SOB NENHUM PRETEXTO.
A prova de certificação será realizada de forma centralizada, na cidade de Salvador, estado do Bahia em local a ser definido conforme número de inscrições.
A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), de acordo com o convênio firmado entre a Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), constante da Resolução CFM 1845/2008, leva ao conhecimento de todos os interessados, através desteEDlTAL que as provas do Concurso para obtenção do Certificado de Atuação na Área de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial serão realizadas no dia 7 de agosto de 2014 (quinta-feira).
Os candidatos deverão cumprir as seguintes normas elaboradas conforme o regimento da Área de Atuação em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, reconhecido pela AMB.
PRÉ – REQUISITOS:
- Ter Título de Especialista em Otorrinolaringologia ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço ou Cirurgia Plástica, reconhecidos pela AMB (anexar cópia da comprovação).
- Certidão Ético-Profissional (deverá ser solicitada no CRM e enviada junto com o Curriculum vitae, e com uma cópia do CRM definitivo).
- Comprovação de estágio ou residência em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial por pelo menos um (1) ano OU comprovar atuação na área de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial por pelo menos dois (2) anos após o término da residência em Otorrinolaringologia ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço ou Cirurgia Plástica, incluindo participação em atividades científicas (no mínimo 100 pontos), utilizando sistema de pontuação da AMB.
|
INSCRIÇÃO
Enviar aos cuidados da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF) para Rua Urano, 213 – Aclimação – Cep: 01529-010 – São Paulo-SP, postadas com inicio em 17 de março de 2014 e término no dia 17 de junho de 2014, os seguintes itens:
- Cópia autenticada do Título de Especialista em Otorrinolaringologia ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço ou Cirurgia Plástica.
- A taxa de inscrição para o Concurso, no valor de R$ 400,00 (para os sócios quites da ABORL-CCF, SBCCP, SBCP e AMB) e R$ 500,00 (para os não sócios da ABORL-CCF, SBCCP, SBCP e AMB) utilizando cheque nominal à Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial.
- O Curriculum Vitae de acordo com o modelo anexo.
- Relatório de cirurgias realizadas na área de atuação, de acordo com o item 6 deste edital.
- Comprovante de estágio ou residência em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial ou Comprovante da atuação na área por no mínimo dois (2) anos após o término da residência em Otorrinolaringologia ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço ou Cirurgia Plástica.
- Comprovantes das atividades científicas.
3. PROGRAMA DA PROVA
O conteúdo programático da prova versará sobre:
- Princípios da Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial,
- Traumatologia Facial (epidemiologia, diagnóstico e tratamento),
- Anomalias Congênitas e Adquiridas da Face (diagnóstico e tratamento),
- Osteotomias Funcionais da Face (técnicas e indicações),
- Cirurgia Ortognática (técnicas e indicação),
- Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (diagnóstico e tratamento),
- Tumores crânio faciais,
- Anomalias Vasculares da Face (congênitas e adquiridas).
Bibliografia recomendada:
- Handbook of Facial Growth. – Enlow, D. Saunders; 1981.
- Plastic Surgery of the Orbit and Eyelids. – Tessier, P., Rougier, J., Derome, P. Masson USA; 1981.
- Plastic Surgery. - McCarthy, J., W.B. Saunders Company; 1990.
- Tratamento da Fissura Lábio Palatina.- Carreirão, S., Lessa, S., Zanini, S. Revinter; 1996.
- Cirurgia CranioMaxiloFacial. – Psillakis, J.M., Melega, J.M., Costa, E.A., Cruz, R.L. Medsi; 1997.
- Cirurgia Craniofacial: Malformações Congênitas. – Zanini, S., Revinter; 2000.
- Cirurgia Plástica: Cirurgia Reparadora de Cabeca e Pescoço. – Mélega, J.M. Medsi; 2002.
- Cirurgia Plástica: Princípios Gerais. – Mélega, J.M. Medsi; 2002.
- Otorrinolaringologia. Princípios e Pratica Clinica. – Costa, S.S., Cruz, O. L., Oliveira, J.A. Revinter; 2003.
- Cirurgia Pediátrica. – Maksoud, J. G. Revinter; 2003.
- Cranioestenosis Surgery Saint Louis. – Marchac, D The C.V. Mosby Company, 1987.
- Cirurgia Ortognática. – Araujo, A. Ed Santos 1999.
- Atlas of Craniofacial and Cleft Surgery.- Salyer, K., Bardach, J. Lippincott _Raven 2004
4. A BANCA EXAMINADORA
A Banca Examinadora será composta de dez (10) examinadores; sendo nove (09) indicados pelas três entidades convenentes, a saber; Otorrinolaringologia (03), Cirurgia de Cabeça e Pescoço (03), Cirurgia Plástica (03), e 01 indicado pela Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, todos com certificado de Área de Atuação, em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial emitido pelo Convenio AMB/CFM.
5. O CURRICULUM VITAE
O modelo do Curriculum Vitae está exposto na página da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial www.abccmf.org.br e das entidades convenentes www.aborlccf.org.br, www.cirurgiaplastica.org.br e www.sbccp.org.br
6. RELATÓRIO DE CIRURGIAS
Enviar relação de vinte e cinco (25) intervenções cirúrgicas em que o candidato teve participação como cirurgião ou primeiro auxiliar. Os diagnósticos e procedimentos devem guardar relação direta com a área de atuação da Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial. A relação deverá ser assinada pelo diretor clínico da instituição, constando:
- Hospital onde foram realizadas
- Número de registro do prontuário e data da cirurgia
- Nome, idade e sexo do paciente
- Nome do cirurgião, auxiliares e anestesiologista
- Nome da intervenção cirúrgica realizada
- Declaração autorizando a Comissão Examinadora a ter acesso aos prontuários dos pacientes relacionados, caso a mesma julgue necessário.
A Comissão Examinadora considerará os procedimentos cirúrgicos que envolvam o tratamento de afecções pertinentes a área de atuação. Tais procedimentos devem envolver o tratamento de patologias congênitas, tumorais, traumáticas ou do desenvolvimento. É recomendável que as cirurgias apresentadas caracterizem da melhor maneira possível, a abrangência da atuação e qualificação do candidato.
7. AS PROVAS
Os candidatos serão submetidos às seguintes avaliações:
7.1 – Avaliação do currículo e relatório de cirurgias – A análise do currículo em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial enfatizará a participação em cursos teórico-práticos, e a experiência do candidato na área.
7.2 – Prova Teórica – Somente será convocado para a prova teórica o candidato que comprovar estágio ou residência em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial por no mínimo hum (01) ano e/ou atuação em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial por no mínimo dois (02) anos e apresentar o relatório de cirurgias de acordo com o edital.
A prova será na forma de questões de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta, e em número a ser definido para cada concurso pela Comissão composta por representantes das Sociedades convenentes.
7.3 – Resultado – Após quarenta e oito (48) horas de realização da prova, o gabarito será disponibilizado pela Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial e as três entidades convenentes divulgarão em seus respectivos sites.
8. CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
1. Avaliação do currículo (3),
2. Prova teórico (7), com acerto de 60% na Prova Teórica.
3. A nota final será a soma das notas de currículo mais a nota da prova teórica, em um total de 10 pontos, sendo necessária a obtenção de nota final mínima de 6 pontos para aprovação.
9. DECLARAÇÃO
Será concedida DECLARAÇÃO DE APROVAÇÃO aos médicos que alcançarem a nota mínima exigida e solicitarem formalmente (por escrito) a uma das três entidades convenentes.
10. O APROVADO
- Após 10 (dez) dias de realização da prova a Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial e as três entidades convenentes divulgarão em seus respectivos sites a lista de aprovados no Concurso.
- A solicitação para confecção do Certificado de Área de Atuação deverá ser feita por e-mail para abccmf@abccmf.org.br informando nome completo, número do CPF, número do CRM e Estado de emissão e Titulo de Especialista que confere o direito ao Certificado de Área de Atuação e ano de aprovação. O solicitante deverá informar o endereço completo e telefone para onde a AMB encaminhará o Certificado. Após o envio, o solicitante receberá uma mensagem eletrônica para acessar o site, finalizar o cadastro e efetuar o pagamento da taxa de confecção do certificado, utilizando boleto bancário emitido ao final do cadastro.
- O Certificado será encaminhado pela AMB ou por sua Federada ao interessado, após os trâmites legais.
Curriculum Vitae clique aqui (Modelo em MS-Word)