Bahia
  Ceará
  Minas Gerais
  Paraná
  Pernambuco
  Rio de Janeiro
  Rio Grande do  Norte
  Rio Grande do Sul
  São Paulo
 
 
 
 


 

 

Cursos de Educação Continuada: O Avanço da ABCCMF

A Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-maxilo-facial estará completando quinze anos no dia 31 de outubro próximo.

Se estivéssemos falando da tradição antiga que caracteriza uma festa de debutante poderíamos estabelecer a seguinte correlação: nos orgulhamos de apresentar a aniversariante ABCCMF à Sociedade Médica de nosso país numa transição de idade que nos emociona por seu crescimento, e nos faz sonhar com um futuro próspero e feliz.  Completar 15 anos, além de ser um aniversário especial, representa um marco na vida de toda adolescente. Repertório, música e criação do texto (entre outros elementos) compõe um cerimonial de festa que caracteriza força, sincronia e emoção; e é neste cerimonial dos 15 anos da ABCCMF, que se inclui o importante projeto dos nossos Cursos de Educação Continuada.

Foram meses de contato com vários colegas de nossa Associação que se dispuseram a criar alianças positivas para difundir a Cirurgia Crânio-maxilo-facial de norte a sul do país. Com isso, Cursos de Educação Continuada foram iniciados em Porto Alegre, Curitiba, Natal e Recife além daqueles que já existiam tradicionalmente (Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador) com programas diversificados e que foram democraticamente aprovados pela Coordenação Geral designada pela ABCCMF.

Nossos resultados neste início de 2009 surpreenderam e ultrapassaram nossas previsões mais otimistas.Entre os dias 16 de março e 01 de abril de 2009, os oito Cursos de Educação Continuada que têm a chancela da ABCCMF reuniram quase seiscentos alunos, numa ação estratégica que propaga em velocidade vertiginosa a visibilidade de nossa Área de Atuação.

Da mesma forma, a possibilidade de inscrição de estudantes de Medicina em alguns destes Cursos, constitui-se em estratégia também aprovada pela Diretoria da ABCCMF para que possamos consolidar o nome da Cirurgia  Cranio-maxilo-facial e dar a ela visibilidade no meio médico em nosso país.O quadro estatístico do número de participantes de cada um dos Cursos nas diferentes capitais (entre parênteses a data de início do Curso) é o seguinte:

SP (16/03)............... 61
RJ (17/03)................73
RS (23/03)...............76
PE (24/03)............... 47
PR (26/03)….....………. 56
MG (30/03).............. 37
BA (30/03)............... 79
RN (01/04)..............167

Total………………..596 (quinhentos e noventa e seis)Nosso Mestre de Cerimônias desta festa de 15 anos é o Presidente Marcus Collares.

Mas não só a ele e à sua Diretoria cabe, neste momento, acompanhar cada detalhe da vida da ABCCMF e conduzi-la pelo caminho seguro do progresso científico sustentado pelos preceitos da ética médica. Este compromisso é de cada um de nós.Por enquanto compartilhemos da alegria de mais esta conquista da ABCCMF: a expansão de seus Cursos de Educação Continuada.

Esta é uma vitória de todos nós!

 

Ricardo Cruz
Coordenador dos Cursos de Educação Continuada, ABCCMF
Conselho Consultivo, ABCCMF
Ex-Presidente, ABCCMF